10 set 2019

Sincroforte: a solução para incrementar a prenhez de fêmeas que não manifestaram cio durante o protocolo de IATF

Resumo do artigo

Sincroforte no momento da IATF melhora a prenhez de fêmeas com ausência ou baixa manifestação de cio durante o protocolo.

O manejo reprodutivo faz parte dos principais pilares da pecuária. Diante desse cenário, torna-se imprescindível a intensificação do manejo reprodutivo para aumentar a produtividade das propriedades de corte.

Diversas tecnologias reprodutivas vêm sendo desenvolvidas com objetivo de melhorar os resultados do protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Nesse cenário, estudos mostraram que fêmeas que não manifestam cio entre da retirada do dispositivo de progesterona e a IATF apresentam menores taxas de concepção. Assim, quanto maior a proporção de fêmeas que manifestam cio, maior é a taxa de concepção dos protocolos.

Gráfico 1 e 2. Frequência de ocorrência de manifestação de cio (escore de cio de 1 a 3) e taxa de prenhez de acordo com o escore de cio. Felisbino, AR. – dados não publicados.

Diante desse problema, trabalhos veem sendo desenvolvidos para melhorar a prenhez das fêmeas que apresentam escores 1 e 2. Pode-se realizar uma alteração no protocolo base adicionando uma dose de Sincroforte no momento da IATF dessas fêmeas.

Figura 1. Sugestão de protocolo de IATF para fêmeas de corte – alterações no protocolo base são realizadas de acordo com a categoria animal.

Essa ferramenta é interessante devido a sua praticidade (facilidade de execução e por não aumentar o número de manejos do protocolo de IATF) e excelentes resultados.

Gráfico 3. Taxa de concepção utilizando o mesmo protocolo de IATF, sem administração de Sincroforte (Controle) ou com administração de Sincroforte no momento da IATF (Sincroforte) em fêmeas que não manifestaram cio. Responsável pelos dados. M.V. Carlos Vergílio (CV Reprodução – MS).

A utilização do Sincroforte no momento da IATF é uma excelente estratégia para aumentar a taxa de concepção das fêmeas com ausência ou baixa manifestação de cio durante o protocolo.

Bruna Guerreiro e Bruno Freitas

Especialistas Técnicos em Reprodução Animal

Tags

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Deixe o seu comentário