Qual é o calendário vacinal bovinos?

Existe no mercado um número grande de vacinas contra várias doenças, cada caso vai exigir uma conduta específica de acordo com a recomendação do medico veterinário.

No Brasil, os animais são vacinados principalmente contra as seguintes enfermidades:

Febre aftosa
O calendário é determinado pelo MAPA.

Brucelose
A vacina contra brucelose é feita em dose única e somente em fêmeas entre 3 e 8 meses de idade. A vacinação deve ser feita sob orientação de um médico veterinário responsável, de acordo com a legislação vigente.

Clostridioses
Deve ser aplicada em todos os animais, pois as clostridioses causam a mortalidade rapidamente e são impossíveis de serem erradicadas, já que os esporos das bactérias estão disseminados no ambiente.

A primeira dose é recomendada a partir dos dois meses de idade com reforço 30 dias após em bezerros filhos de mães vacinadas.

Caso a mãe não tenha sido vacinada e a região seja de alto desafio, a primeira dose pode ser feita com duas semanas de idade, e o reforço após 30 dias. Neste caso é recomendado fazer a revacinação aos seis meses. Recomenda-se revacinar todos os animais anualmente.

Botulismo
A vacinação contra o botulismo é feita em regiões onde haja sua ocorrência. Geralmente recomenda-se o uso de duas doses iniciais com quatro a seis semanas de intervalo e a seguir uma dose anual em todo o rebanho.

Leptospirose
A primeira dose da vacina contra leptospirose deve ser aplicada entre quatro e seis meses de idade, com reforço após quatro semanas. Todo o rebanho deve ser vacinado a cada seis meses ou em intervalos menores, a critério do médico veterinário.

Raiva bovina
A vacinação contra raiva bovina é feita em regiões onde existem colônias permanentes de morcegos hematófagos (sugadores de sangue).

A vacinação se torna obrigatória em 100% dos animais quando aparecem focos esporádicos da doença, em certas regiões.

A aplicação da vacina é anual e todo o rebanho deve ser vacinado, independente da idade. O esquema recomendado é de duas doses iniciais, com intervalo de 30 dias e revacinação anual de todos os animais.

A vacinação dos bovinos deve ser associada à imunização dos demais animais existentes na propriedade, tais como cães, gatos, equídeos, suínos, caprinos e ovinos.

IBR, BVD
Recomenda-se a vacinação aos três meses de idade, com reforço após quatro semanas e revacinação anual em dose única. É importante vacinar os animais em reprodução um mês antes do início da estação de monta.


Essa informação foi útil para você?        


Produtos relacionados



  • Ourovac® 10 TH

    Ourovac® 10 TH

  • Ourovac® Aftosa

    Ourovac® Aftosa

  • Ourovac® POLI BT

    Ourovac® POLI BT

  • Ourovac® Raiva

    Ourovac® Raiva