Como tratar diarreia em bezerros?

Os problemas entéricos em bezerros podem causar problemas ao produtor. As diarreias devem ser tratadas como multifatoriais, pois são várias as causas que podem desencadear o problema.

Os bezerros podem apresentar diarreias causadas por bactérias, vírus, vermes e protozoários. Podem ter alguma disfunção também por não ter recebido corretamente o colostro ou por problemas nos locais onde ficam, por exemplo, se o local tiver uma alta taxa de lotação e ventilação inadequada.

O importante nesse momento é identificar a causa da diarreia para que o tratamento seja feito corretamente, além de um bom manejo que também influencia no resultado. A higiene, manejo e sanidade da propriedade são fatores importantes para a prevenção das diarreias neonatais.

O uso de medicamentos deve ocorrer quando há um diagnóstico da causa, para não correr o risco de resistência com o uso indevido de produtos. Cada causa tem seu medicamente ideal.

Lembrando também que quando falamos de diarreia podemos falar de desidratação, então uma terapia de suporte para reposição de eletrólitos é bem vinda, além do uso de probióticos para proteger, promover equilíbrio e repor o a flora intestinal.


Essa informação foi útil para você?        


Produtos relacionados



  • Biobac

    Biobac

  • Corta Curso®

    Corta Curso®

  • Isocox® Ruminantes

    Isocox® Ruminantes

  • Ricobendazole 10

    Ricobendazole 10