Como combater as verminoses do rebanho?

A aplicação de vermífugos se constitui na principal arma de combate aos helmintos. Avanços significativos neste setor têm colocado à disposição da pecuária bovina, modernos endectocidas, que se caracterizam pelo amplo espectro de ação (atuam em parasitas internos e externos), liberação programada e ação prolongada no organismo animal.

A utilização de endectocidas e vermífugos são extremamente eficazes na eliminação e controle das verminoses. Tão importante quanto o produto de boa qualidade é a estratégia de controle parasitário e deve ser adotado na época do ano mais oportuna (o inverno) quando as quantidades de vermes nos animais são maiores do que nas pastagens, sendo mais eficiente o tratamento dos animais neste período, reduzindo a infestação nos pastos.

A maneira mais adequada para a prevenção das verminoses é o controle estratégico, preconizado por renomadas instituições de pesquisa como a Embrapa. Os tratamentos concentram-se em períodos pré-determinados (início, meio e final da seca) que na maioria das regiões brasileiras coincide com os meses de maio, julho e setembro, lembrando que a vermifugação no final da seca e início das águas também poderá ocorrer em novembro, conciliando desta maneira, com a vacinação do rebanho contra a febre aftosa.

Em relação ao princípio ativo, investigue quais já foram utilizados e os resultados apresentados.

Lembre-se de que é importante consultar um médico veterinário para prescrever corretamente os ativos a serem utilizados.


Essa informação foi útil para você?        


Produtos relacionados



  • Evol®

    Evol®

  • Fluatac DUO®

    Fluatac DUO®

  • Ivermectina OF

    Ivermectina OF

  • Master LP

    Master LP

  • VOSS® Performa

    VOSS® Performa