Preciso vermifugar meus cavalos de quanto em quanto tempo?

A vermifugação é um manejo essencial para todos os animais. As doenças parasitárias são de grande gravidade, pois afetam diretamente a saúde e o desempenho dos equinos.

Os sinais clínicos que os cavalos parasitados irão apresentar podem ser: diminuição do apetite, pelo arrepiado e seco, comprometimento na absorção de nutrientes com consequente perda de peso, lesões de pele, prurido anal, cólicas recorrentes, diarreias com sangue ou sem, desidratação e dependendo da gravidade pode levar o animal a óbito.

A vermifugação de potros deve ser iniciada aos 60 dias e repetida a cada dois ou três meses. Para animais adultos, recomenda-se a repetição das doses entre três e quatro meses, ou a critério do médico veterinário.

Recomenda-se a rotação de princípios ativos, para evitar o surgimento de resistência por parte dos parasitas.

A realização de um exame parasitológico de fezes indicará se o princípio ativo utilizado está sendo eficiente e qual o nível de infestação que indicará a necessidade de alterar esse calendário profilático.

A vermifugação deve ser realizada por um médico-veterinário, profissional capacitado para selecionar a base adequada do vermífugo e ministrá-lo de forma segura.


Essa informação foi útil para você?        


Produtos relacionados



  • Aba Gel Composto

    Aba Gel Composto

  • Iver Gel Composto

    Iver Gel Composto

  • Moxi Duo®

    Moxi Duo®