Saiba como prevenir a coccidiose

02 set 2015

Saiba como prevenir a coccidiose

Apesar do inverno, as temperaturas continuam altas em todo o país, condição que propicia o desenvolvimento da coccidiose, a principal causadora de impactos econômicos na maternidade dos leitões.

Também conhecida como isosporose suína, a doença é provocada pelo protozoário Isospora suis e se caracteriza pelas lesões nos tecidos da mucosa e da submucosa intestinal, o que leva à diarreia em aproximadamente cinco dias depois da ingestão dos oocistos. A doença prejudica a absorção dos nutrientes da dieta, levando à diminuição dos índices de produção. 

“Quando se fala em coccidiose, o importante é a prevenção, quebrando o ciclo de desenvolvimento do cisto do protozoário. Por isso é fundamental manter o ambiente sempre limpo, com soluções como o desinfetante Glutaquat e o anticoccidiano Isocox Pig Doser”, comenta Andrea Panzardi, especialista técnica da Linha Aves e Suínos.

Entre sinais clínicos no animal estão desidratação, pelagem arrepiada e refugo. Em animais adultos, o protozoário não causa sinais.

 

Ourofino em Campo

A prevenção à coccidiose é o tema da edição ao vivo desta sexta-feira (4/9) do Ourofino em Campo. O programa é exibido pelo Canal do Boi (parabólica), a partir das 11h30 (horário de Brasília).

Os telespectadores podem participar com perguntas sobre o tema pelo ourofinoemcampo@ourofino.com, pelo 0800 941 2000 ou usando a #OurofinoEmCampo nas redes sociais.

Há cinco anos no ar o programa de TV da empresa Ourofino Saúde Animal apresenta o dia a dia do homem do campo com enfoque na pecuária. Aborda práticas fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, como a produção de bovinos, aves, suínos e criação de equinos. O Ourofino em Campo é exibido de segunda a sexta-feira em dois horários: às 11h30 e às 17h50; e aos domingos às 9h30 (horários de Brasília). As reportagens e o programa na íntegra também podem ser vistos AQUI. 

Tags