15 jun 2012

Presidente do Ludwig Institute for Câncer Research parabeniza Ourofino e Fiocruz pela produção de vacina inédita no mundo

Durante a coletiva de imprensa realizada no dia 12 de junho, no Rio de Janeiro, o presidente do Ludwig Institute for Câncer Research, Andrew Simpson, parabenizou o trabalho realizado pela Ourofino e Instituto Osvaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
“É com muito orgulho que eu participo do projeto da Sm14 junto a Miriam (Tendler – pesquisadora do Instituto Osvaldo Cruz/Fiocruz). Me dá muito prazer ver o projeto chegar neste ponto tão importante: a finalização do primeiro ensaio clínico. O projeto tem duas características importantes. Em primeiro lugar, por ser exclusivamente brasileiro. O segundo, por ser muito colaborativo, inclusive em nível institucional. Neste sentido, a Fiocruz tem sido crucial. Não só por causa do apoio aos pesquisadores, mas também pela maneira inteligente e profissional, no qual toda a parte de propriedade intelectual e ensaio clínico foram executados. FIR Capital e Biominas também tiveram papel importante na história da Sm14, tendo a coragem de investir no projeto e formar a empresa Alvos, primeira etapa no caminho da comercialização. Eu tenho orgulho do Instituto Ludwig também ter feito a sua parte. Foi em nosso laboratórioem Nova Iorqueque a proteína que foi utilizada no ensaio clínico foi produzida. Mas o lado brasileiro foi mantido porque foi um cientista brasileiro o responsável pelo projeto e quem produziu a proteína.

A Ourofino entrou na história e nós temos muita satisfação nesta parceria, muita felicidade por agora haver um caminho direto para o mercado.

É fantástico que todas as partes do projeto foram possíveis executar no Brasil. É um exemplo de que todas as partes, ciência, desenvolvimento, investimento, são possíveisem nosso País. Gostaria de parabenizar a Miriam Tendler pelo sucesso do projeto e registrar que 99% deste sucesso é por causa de sua dedicação e luta contínua que ela tem demonstrado ao longo destes vintes anos. Parabéns, Miriam. E parabéns a todos por terem chegado neste ponto tão importante deste projeto. Obrigado.” – Andrew Simpson.  

Saiba mais sobre o projeto Sm14 clicando aqui.