16 mai 2019

Parceira da Ourofino é pioneira na fabricação de queijo tipo Grana fora da Itália

Já pensou que todo o sistema pecuário de uma fazenda pode ser moldado para atender a um único produto? É basicamente assim que funciona na RAR - sigla de Raul Anselmo Randon, fundador da empresa - com sede em Vacaria (RS). Na década  de 1990, a RAR montou a primeira fábrica de queijo tipo Grana fora da Itália, lançando a marca Gran Formaggio.
Para produzir o queijo tipo Grana as vacas lactantes precisam estar 100% confinadas. “O percentual de gordura do leite precisa ser maior para o tipo Grana, com isso a alimentação fornecida é diferenciada. O animal em produção não pode consumir nada verde, mas fermentado ou seco”, explica Angelo Lacerda, gerente de produção da RAR.
A alimentação fornecida às vacas é composta de silagem, pré-secado, farelos, feno, grão-úmido, minerais, vitaminas e caroço de algodão, ingrediente fundamental para que o leite alcance o nível de gordura ideal.

A produção do tipo Grana

Na receita, 500 litros de leite cru são necessários para produzir uma forma de 35kg de queijo tipo Grana. O lácteo permanece 21 dias mergulhado num tanque de sal e depois passa pelo processo de maturação que dura de 12 a 18 meses. “Para atingir o ponto ideal de granulação e o sabor requintado que lhe é peculiar, o Gran Formaggio requer desde o leite de altíssima qualidade, vindo de rebanho próprio de vacas holandesas com cuidados especiais até um longo período de maturação”, explica Sérgio Barbosa, superintendente da RAR.



Ourofino em Campo no Sul

A equipe do programa de TV da Ourofino Saúde Animal está pela primeira vez em Vacaria, na região dos Campos de Cima da Serra. “O trabalho da RAR será um presente aos telespectadores do nosso Ourofino em Campo, pois a fazenda além de ser a maior produtora de leite do Rio Grande do Sul também é referência em tecnologia, com a adoção da ordenha carrossel, além de desenvolver ações com foco em sustentabilidade e responsabilidade social”, afirma Juliana Matthes, a apresentadora do programa.

Tags

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Deixe o seu comentário