Mormo é doença mais antiga registrada em equinos e pode ser transmitida às pessoas

28 out 2015

Mormo é doença mais antiga registrada em equinos e pode ser transmitida às pessoas

A suspeita de mormo, em especial na região Sul, têm deixado o produtor rural em alerta. A zoonose causada pelo bacilo Gram-negativo Burkholderia mallei é a mais antiga doença infecciosa já diagnosticada em equinos e pode ser transmitida a humanos.

A infecção ocorre pela ingestão de água ou alimento contaminados por secreção nasal de cavalos infectados. A doença se dissemina com mais frequência em propriedades com superlotação de piquetes, condições deficientes de higiene e manejo indutor de estresse.

“A forma aguda do mormo é caracterizada por broncopneumonia e sepse com febre de moderada à alta, depressão e perda rápida de peso. Frequentemente ocorrem descargas nasais mucopurulentas ou hemorrágicas que formam crostas nas narinas”, explica Raquel Albernaz, especialista em equinos da Ourofino Saúde Animal.

Não há tratamento para a doença e a especialista explica que é preciso colocar em quarentena os animais que tiveram contato com outros infectados. Os casos devem ser notificados ao Ministério da Agricultura.

 

Orientação

Raquel é a entrevistada da edição ao vivo do programa Ourofino em Campo desta sexta-feira (30/10), a partir das 11h30 (horário de Brasília), pelo Canal do Boi. A especialista da Ourofino responde as perguntas sobre o tema que podem ser enviadas pelo ourofinoemcampo@ourofino.com, pelo 0800 941 2000 ou com a #OurofinoEmCampo nas redes sociais.

Há cinco anos no ar o programa de TV da empresa Ourofino Saúde Animal apresenta o dia a dia do homem do campo com enfoque na pecuária. Aborda práticas fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, como a produção de bovinos, aves, suínos e criação de equinos. O Ourofino em Campo é exibido de segunda a sexta-feira em dois horários: às 11h30 e às 17h50; e aos domingos às 9h30 (horários de Brasília). As reportagens e o programa na íntegra também podem ser vistos aqui.

Tags