11 nov 2020

A importância do manejo na pecuária

A vacinação contra a febre aftosa do mês de novembro ainda é obrigatória na maior parte do país onde serão vacinados animais com até 24 meses de idade. Espera-se que esta etapa de vacinação imunize cerca de 70 milhões de animais.

Além da vacinação com a Ourovac Aftosa, é um momento oportuno para associarmos outros manejos que garantirão uma maior sanidade ao rebanho. O objetivo de associarmos outros manejos à vacinação é otimizarmos o tempo e a mão de obra, realizando a vacinação contra Raiva e as Clostridioses. Também é recomendado os controles de endo e ectoparasitas, pesagem e identificação dos animais.

O mês de novembro caracteriza o fim da seca e início das chuvas, onde haverá maior oferta de pastagem e é o período em que os animais terão o maior ganho de peso no ano. Por isso, devemos garantir que eles estejam em sua melhor forma para desempenharem todo o seu potencial produtivo.

Animais que são parasitados por verminoses tendem a ingerir menos alimento, apresentam “síndrome da má absorção” que, conforme o próprio nome já sugere, diminui a capacidade de absorção de nutrientes dos animais que também ganham menos peso.

E os estados onde a vacina contra febre aftosa não é obrigatória?

Mesmo assim as fazendas ainda devem realizar manejos regulares.

O manejo também é uma ótima oportunidade para realizarmos a gestão da fazenda.

Segundo o professor Moacyr Corsi, engenheiro agrônomo e professor da ESALQ/USP, há uma correlação positiva entre o número de pesagens com o GMD (ganho médio diário) dos animais. Isso ocorre porque fazendas que manejam mais os animais acabam também pesando mais estes bovinos, o que aumenta os dados do rebanho e melhora o nível de gestão da propriedade. Além de que cada manejo é uma oportunidade de cuidar da sanidade dos animais. E gado sadio é mais produtivo.

E para manter os animais sadios e livres dos parasitas devemos utilizar produtos que são comprovadamente eficazes e que possuam um ótimo retorno sobre o investimento. Animais livres de parasitas serão animais que ganharão mais peso, aumentando o lucro do produtor rural, principalmente em um ano em que são relatados recordes no valor da arroba.

O Master LP é um endectocida concentrado e de liberação programada que garante um maior período de proteção, indicado para todas as categorias animais.

O Evol é uma exclusividade Ourofino, com associação da Ivermectina e Sulfóxido de Albendazol. É um produto único que possui o maior espectro de ação do mercado veterinário e age também nas cepas resistentes. É indicado como opção de rotação de princípios ativos, diminuindo a resistência parasitária, inclusive para animais em terminação, já que possui apenas 22 dias de carência.

Lucas Marques

Departamento técnico da Ourofino Saúde Animal

Tags

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Deixe o seu comentário