26 jun 2020

Doenças respiratórias em confinamento: os caminhos para a solução

A Doença Respiratória Bovina (DRB) está entre os grandes responsáveis por perdas econômicas dentro dos confinamentos. Sua presença na fazenda leva a um baixo desempenho dos animais e em casos graves, inclusive a morte.

O aparecimento da doença no rebanho está relacionado com inúmeros fatores, como mudanças bruscas de temperatura, situações de estresses relacionadas ao transporte e ao manejo, queda na imunidade, más condições de higiene, excesso de poeira nos alojamentos e outros fatores. Além dessas situações, a alta taxa de lotação favorece ainda mais o aparecimento da doença. Com todos esses fatores e a queda da capacidade imunológica dos animais, há um comprometimento dos mecanismos de defesa do trato respiratório, levando a uma proliferação dos agentes causadores da DRB e aparecimento da doença no animal.

Os agentes mais encontrados no trato respiratório são as bactériase fazem parte da microbiota do trato respiratório superior, mas com as alterações no ambiente e situações de estresse, acabam sendo causadoras de doença, com destaque para as principais causadoras de DRB: Pasteurella multocida, Manheimia haemolytica e Histophilus somni.

Devido a grandes perdas de peso e produção dos animais, é necessário intervir de maneira rápida e eficiente, com o uso de antimicrobianos que promovam melhora clínica, evitando que haja sinais clínicos mais graves e aumente a morbidade e mortalidade alta no rebanho.

De acordo com um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia, o Resolutor apresenta eficácia no tratamento da DRB em confinamentos:

 

Vamos conhecer a solução?

Fernando Polizel e Bruna Guerreiro

Departamento Técnico Ourofino Saúde Animal

Tags

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Deixe o seu comentário