05 ago 2019

Como evitar os prejuízos da pneumonia em bovinos de leite e corte?

A pneumonia é uma doença que acomete tanto bovinos de leite, como bovinos de corte. Ela também é conhecida como Doença Respiratória Bovina (DRB), sendo uma enfermidade de alta prevalência e de grande importância econômica em todo o Brasil. Dentre os prejuízos relacionadas, destacam-se a redução na ingestão de matéria seca, baixo desenvolvimento dos animais acometidos, redução da imunidade, baixa produção de leite e, em casos graves, a morte.

A pneumonia é considerada uma doença multifatorial, sendo as bactérias uma das principais causas. O animal normalmente é acometido pela enfermidade quando suas defesas ficam comprometidas. Isso acontece em momentos de estresse, como mudanças de temperatura, alta taxa de lotação, transporte, manejo, entre outros.

Dentre os agentes bacterianos que levam ao quadro de DRB estão Pasteurella multocida, Mannheimia haemolytica e Histophilus somni. Estas bactérias são parte da microbiota do trato respiratório superior dos bovinos. No entanto, sob mudanças fisiológicas e baixa imunidade no trato respiratório, estas se tornam patogênicas para os animais.

O diagnóstico precoce da pneumonia aliado ao tratamento rápido e eficaz são imprescindíveis para a recuperação dos animais. Os sinais clínicos característicos são: aumento de temperatura corporal, presença de tosse (induzida ou espontânea), secreção nasal, secreção ocular, dificuldade e ruídos respiratórios, apatia e fraqueza. Quanto mais rápido os sinais forem detectados e o tratamento realizado, maior o sucesso na cura da doença.

Com relação a categoria animal, os bezerros são os mais acometidos pela doença. Isso porque esses animais nascem desprovidos de imunidade e precisam adquiri-la a partir do fornecimento de colostro. Assim, como sua imunidade não é completamente desenvolvida, eles ficam susceptíveis as bactérias causadoras de pneumonia.

Para facilitar o diagnóstico, a Universidade de Wisconsin nos EUA criou um cartão de escores de pneumonia para bezerros. Neste cartão, é possível verificar os graus ou escores da doença, sendo o escore 0 o animal saudável; escore 1: início dos sinais de pneumonia; escore 2 e 3: agravamentos dos sinais clínicos da doença.

A partir da utilização do cartão de escores, fica mais fácil identificar os animais doentes, principalmente, logo no início da ocorrência da pneumonia. Dessa forma, a realização do tratamento se torna mais eficaz. O protocolo Ourofino para pneumonia consiste na utilização do Resolutor® e do Maxicam 2%. O ideal é a utilização de antimicrobianos de alta potência e com facilidade de se espalhar pelo sistema respiratório para garantir a morte rápida dos microrganismos causadores da doença.Também é importante fazer associação com anti-inflamatório potente e seguro para que o animal possa se recuperar mais rapidamente.

 

Janielen da Silva e Marcelo Arne Feckinghaus

Departamento Técnico Ourofino

Tags

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Comentários

Márcio Ferreira de Sousa

Sábado, 30 de Março de 2024

Bom dia ! Tenho uma bezerra ( novilhotq) que já faz um bom tempo que venho tratando uma pneumonia já fiz alguns tratamentos e enquanto está no efeito do remédio ele fica até boa, mas agora eu deu uma recaída maior , tá magra, alimenta mas não melhora , tem secreção nasal, ocular, e tosse .

Ourofino Saúde Animal

Terça-feira, 02 de Abril de 2024

Olá, Marcio! Obrigada por sua mensagem.
Nossa Médica Veterinária já te passou algumas orientações por e-mail e te mandou mensagem para entender um ´pouquinho mais sobre o caso.
Nosso contato para orientação veterinária é o (16) 3518-2025.
Conte sempre com nossa equipe ;)

Tiago Anderson Drefs

Domingo, 29 de Outubro de 2023

Estou com uma vaca com bastante secrecao nasal branca gostaria de a orientação de como proceder?

Ourofino Saúde Animal

Segunda-feira, 06 de Novembro de 2023

Olá, Tiago! Obrigada por sua mensagem. Secreção nasal pode ser sintoma de doença respiratória e a dupla infalível para tratamento das doenças respiratórias da Ourofino é a administração do antibiótico Lactofur e do nosso anti-inflamatório Maxicam 2%. Mas seria importante entender mais sobre o seu caso, por isso nossa Médica Veterinária irá entrar em contato para que consiga tirar suas dúvidas ;)

Warley Oliveira

Sexta-feira, 13 de Outubro de 2023

Bom dia!!!
Estou com uma vaca bem magra, fraca é saíndo uma secreção pelo nariz, gostaria de uma ajudar pra tentar salvar a mesma

Ourofino Saúde Animal

Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023

Olá, Warley! Nossa Médica Veterinária entrou em contato pelo número de WhatsApp informado para entender melhor sobre o caso e também passou algumas orientações por e-mail.
Nosso contato é o (16) 3518-2025 funcionamos das 8h às 17h se segunda a sexta-feira, horário de Brasília. Conte sempre com a gente ;)

Tiago dos Reis

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023

Estou com uma vaca da raça Senepol com secreção branca(catarro) no nariz e gostaria de uma orientação!

Ourofino Saúde Animal

Terça-feira, 08 de Agosto de 2023

Olá, Tiago! Nossa Médica Veterinária encaminhou uma mensagem no seu número de WhatsApp para entender melhor seu caso e tirar todas suas dúvidas. Nosso contato é o (16)3518-2025, os atendimentos ocorrem de segunda-feira a sexta-feira das 8h as 17h (horário de Brasília). Conte sempre com a gente ;)


Deixe o seu comentário