27 nov 2019

Como a capacidade e a qualidade de mistura da ractopamina impactam no desempenho dos suínos?

Você sabia que o uso de ractopamina nos sistemas de produção de suínos proporciona ganhos zootécnicos e econômicos significativos?

A ractopamina é utilizada como aditivo melhorador de desempenho por aumentar a produção de carne magra, diminuir a formação de gordura na carcaça e permitir uma conversão alimentar mais eficiente.

Um aspecto muito importante, e também às vezes esquecido, é a miscibilidade, ou seja, a qualidade de mistura desse aditivo. Como os níveis de inclusão na ração são baixos (5 a 20 ppm), se faz necessário a homogeneização ideal no momento da mistura para garantir que cada animal consuma a concentração prevista pelo nutricionista.

Neste contexto, avaliar fisicamente o produto pode facilitar a decisão da escolha para garantir a qualidade da inclusão e da mistura e, consequentemente, obter melhores resultados com esta tecnologia.

Para que haja distribuição uniforme nas porções oferecidas aos animais, a homo­geneidade dos macro e micro ingredientes constituintes das rações é de suma importância. Dentre os fatores que influenciam este processo de mistura dos ingredientes da formulação estão: o tipo de equipamento, o tempo para realizar este processo de mistura e a miscibilidade dos micro ingredientes com os demais componentes que constituem a dieta.

Outro aspecto importante nesta etapa de processamento é a miscibilidade dos micro ingre­dientes, como os aditivos, com os demais alimentos constituintes da ração. O coeficiente de variação é um excelente parâmetro, que indica o grau de variabilidade entre as amostras, ou seja, quanto menor esse coeficiente de variação mais homogênea está a mistura.

Recentemente, realizamos um estudo sobre a qualidade da mistura do Ractosuin 10% frente a outro produto comercial (Produto 1 10%) e foi possível concluir que o Ractosuin 10% apresentou coeficiente de variação de 37% a 70% menor do que o Produto 1 10% (figura 01), confirmando sua melhor miscibilidade na ração de terminação, proporcionando assim o consumo homogêneo de ractopamina pelos animais, menor variabilidade de peso e maior qualidade de carcaça.
Esse excelente resultado se deve a toda garantia de qualidade do Ractosuin®, que vai desde a escolha do fornecedor, cuidado no transporte, análises físico-químicas que são realizadas nos laboratórios da Ourofino, processo de produção (que é totalmente especial) até o produto final que chega à fábrica de ração. Além disso, o Ractosuin® possui a fibra vegetal como o seu veículo, conferindo essa excelente miscibilidade.

Figura 01. Resultados da avaliação coeficiente de variação em misturadores Vertical e Horizontal

 

 

Gisele Ravagnani

Analista Técnica Aves e Suínos

Tags

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Deixe o seu comentário