05 jul 2022

Cuidados para manter o cavalo atleta com o melhor desempenho

Os cavalos são utilizados atualmente no Brasil com diferentes propósitos, desde esportes, trabalho, inclusive por militares, como também na tropa do setor agropecuário. Além disso temos criações com alto apreço como um animal de companhia. Dentro desse cenário, o cavalo atleta exige cuidados com nutrição, sanidade, bem-estar, para que demonstre todo seu potencial.

É importante que cada vez mais consigamos atingir e difundir boas práticas de criação entre os envolvidos com a atividade dos cavalos atletas. A utilização destes animais para a prática de esportes de alta intensidade de treinamento deve ser integrada com a busca por um animal livre de dores, doenças, estresse; permitindo seu desempenho máximo durante todo o exercício.

 

No entanto, quanto melhor for o desempenho do cavalo, mais propenso ele está de passar a maior parte do seu tempo de forma confinada, sendo mais predisposto a desenvolver algumas afecções. Nesses animais atletas, as articulações são submetidas a diferentes graus de estresse físico, de acordo com o movimento executado.

Com o trabalho e treinamento intenso, esse aumento de carga pode provocar inflamações e desgastes e, caso a inflamação persista, essa condição pode se agravar e desenvolver até uma doença articular degenerativa. Na maioria dos casos, os principais sintomas clínicos observados nessas afecções locomotoras são:

  • Claudicação, com muita dificuldade para andar;
  • Dores nos membros;
  • Aumento de volume das articulações.

O diagnostico pode ser feito pela observação do animal em repouso e em movimento, e com o auxílio de um médico veterinário podemos recomendar a realização de avaliações mais específicas, exames de imagem, dentre outros. O tratamento das doenças osteoarticulares tem como o objetivo reduzir a dor e inflamação e impedir a degeneração tecidual. De forma geral, podemos fornecer anti-inflamatórios não esteroidais aliados a momentos de repouso.

A Ourofino Saúde Animal conta com excelentes opções de anti-inflamatórios que podem ser utilizados nos equinos. O Maxicam 2% e o Desflan, ambos não esteroidais são excelentes opções injetáveis e o Maxicam Gel é uma bisnaga oral, feita diretamente para os equinos, diversificando ainda mais a forma de fornecimento. Procure sempre um médico-veterinário para estabelecer o diagnóstico e o melhor protocolo de tratamento.

 

 

Bruna Gomes Alves - Especialista Técnica em Saúde Animal da Ourofino Saúde Animal

Paula Curti - Estagiária do Departamento Técnico e Marketing da Ourofino Saúde Animal

Tags

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Deixe o seu comentário