Terça-feira, 12 de Setembro de 2017

Carne: exportações sobem 34% em agosto

Segundo a Abrafrigo, se a tendência se mantiver, BR poderá superar a meta de crescer 10% ante 2016

As exportações brasileiras de carne bovinas totais (in natura e processada) subiram em agosto em comparação com igual mês do ano anterior, em volume e em receita.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), compilados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), foram embarcadas no mês passado 108,62 mil toneladas, 34% mais ante agosto de 2016. Em receita, o avanço foi de 35%, para US$ 606,7 milhões.

Para a Abrafrigo, o mercado externo está atravessando um momento muito favorável e que está sendo aproveitado por quase todos os países exportadores, que estão elevando suas vendas, principalmente para o mercado chinês.

Para a associação, se esta tendência se mantiver até o fim do ano, o Brasil poderá superar a meta de crescer 10% em relação a 2016, que já foi num ano de queda nas vendas, ultrapassando 1,5 milhão de toneladas.

No acumulado de 2017, as vendas de carne bovina in natura e processada alcançaram a 930.466 praticamente empatando com o total obtido em 2016 no mesmo período de janeiro a agosto. Já a receita cresceu 5%, para US$ 3,77 bilhões.

A China, com as importações continentais e as realizadas por meio de Hong Kong, continua a ser o principal cliente para o produto brasileiro: no acumulado de janeiro a agosto já importou 297.077 toneladas da carne bovina brasileira, sendo responsável por 37% de total exportado pelo país. Na segunda a posição está a Rússia com 103.445 tonelada.

Em terceiro, o Egito, com 83.424 toneladas, também recuperando suas compras, e na quarta posição o Irã, com 75.242 toneladas. "Cabe lembrar que, ainda como resultado da Operação Carne Fraca e dos problemas que o setor vem enfrentando desde o início do ano, as vendas para a maior parte dos países que formam a Europa Ocidental estão bem abaixo do esperado", afirma a entidade em nota. No total, 66 países ampliaram suas aquisições do produto brasileiro enquanto que outros 82 reduziram suas compras no período.

Fonte: Portal DBO

Foto: iStock 

Carne: exportações sobem 34% em agosto

Compartilhe esta notícia:

Confira outras Notícias