Notícias - Ourofino Saúde Animal patrocina qualificação inédita no Brasil

06 dez 2016

Ourofino Saúde Animal patrocina qualificação inédita no Brasil

Entre 9 e 10 de dezembro, o município de Pirassununga sediará o primeiro curso de Ressincronização Superprecoce (Ressinc14) com Ultrassonografia Doppler para Diagnóstico de Gestação aos 22 dias. Com o patrocínio da Ourofino Saúde Animal e organizado pela Universidade de São Paulo (USP), a qualificação é inédita no Brasil e busca capacitar especialistas para estabelecerem nas fazendas uma tecnologia inovadora que permita inseminar vacas e novilhas a cada 24 dias sem a necessidade de observação de cio.

Voltado para médicos-veterinários que trabalham na área de reprodução de bovinos, principalmente com a técnica de inseminação artificial em tempo fixo, o curso acontecerá na sede da USP, nos períodos da manhã e tarde, e será ministrado pelo Prof. Dr. Pietro Sampaio Baruselli e também pelo Prof. Dr. Ed Hoffmann Madureira, além de outros docentes convidados.

“O programa reprodutivo em questão é de elevada eficiência e permite realizar três inseminações em uma estação de monta de 48 dias, com taxa de prenhez próxima a 80%. Ainda possibilita produzir um bezerro ao ano (desejado zootecnicamente), com intervalos entre partos de 12 meses”, explica Pietro.

O professor também reforça que, para a realização dessa tecnologia nas propriedades rurais que utilizam a inseminação artificial, é preciso adequada qualificação dos médicos-veterinários. “Essa iniciativa do Departamento de Reprodução Animal da FMVZ/USP procura colaborar com a formação de especialistas para prestarem serviços de qualidade na área de inseminação artificial em bovinos”.

Michele Bastos (foto), gerente de Produtos da Linha Reprodução na Ourofino, ainda orienta que esse diagnóstico precoce impacta diretamente no aumento da produtividade, uma vez que possibilita um número maior de bezerros nascidos por IA dentro de um período menor de tempo. “O profissional capacitado para aplicar essa estratégia no campo poderá oferecer novas ferramentas para acelerar os manejos durante a estação de monta, garantindo mais ganhos ao produtor, com responsabilidade e zelo pela saúde animal”, diz.

Fisiologia e endocrinologia da reprodução em bovinos, noções básicas de ultrassonografia aplicada à dinâmica folicular, dinâmica folicular e luteínica em fêmeas bovinas, diagnóstico de estruturas ovarianas em Modo B e Collor Doppler e eficiência de programas de IATF com ressincronização serão alguns dos temas abordados no curso. 

Interessados na qualificação devem entrar em contato pelo e-mail: barusell@usp.br. As vagas são limitadas.

Sincrogest® Injetável

Uma das soluções no portfólio da Ourofino Saúde Animal, o Sincrogest® Injetável tem papel fundamental no protocolo indicado para a ressincronização precoce. “A técnica é diferente do protocolo padrão de IATF, por isso a progesterona da Ourofino é escolha certeira para compor o processo”, afirma Michele.

Quem participar do curso poderá conhecer mais sobre o Sincrogest® Injetável. A solução será apresentada pela equipe comercial da indústria farmacêutica, que também estará a postos para sanar dúvidas. 

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.


Deixe o seu comentário